BNCC e aprendizagem ATIVA com objetivos de aprendizagem
Picture of OLÁ! EU SOU A SILVANA

OLÁ! EU SOU A SILVANA

Consultoria, Mentoria e Capacitação de Professores

Trago uma experiência de mais de 20 anos formando professores para melhoria da aprendizagem através de metodologias ativas com base em pesquisas. 

PhD e Mestre em Educação pelo King’s College, Universidade de Londres, trabalhei com integração de tecnologia no ensino e coaching de ensino-aprendizagem.

CONECTE-SE COMIGO NAS REDES SOCIAIS!

Adeus ao tradicional: TRADUZA a BNCC para garantir uma aprendizagem ATIVA.

O risco de utilizar a BNCC para uma aprendizagem tradicional

A BNCC é um documento fantástico e inovador para a educação do nosso país, seguindo os princípios dos melhores “standards” internacionais, mas com gostinho de Brasil. Para escrevê-lo, foi preciso “condensar” muita coisa. E isso também acontece com muitos standards internacionais.

Dessa forma, quando lemos muitas habilidades da BNCC, podemos perceber quanta aprendizagem pode caber ali. A tentação é centrar o ensino no professor(a), apresentando todo o conteúdo e demonstrando as habilidades primeiro. Durante as atividades propostas em seguida, os alunos estarão propensos a “reproduzir” o que o professor(a) disse e fez. Eu já vi isso acontecendo em uma aula online, concentrando todas as investigações e explicações no professor(a).

A BNCC é mais do que suas habilidades

A BNCC faz um excelente trabalho ao propor habilidades por ano escolar, ou por grupos de anos escolares. Isso facilita muito o desenvolvimento do currículo e o trabalho de professores. A tentação é portanto focar nas habilidades sem incorporar toda a riqueza presente nas competências da BNCC. As competências podem ficar lá no fundo da memória, sem uma influência real no ensino das habilidades.

O X da questão é: Como incorporar as competências no ensino-aprendizagem? Será que só ensinando as habilidades estaremos desenvolvendo o perfil de aluno(a) proposto pela BNCC ?

A pesquisa sobre OBJETIVOS de APRENDIZAGEM pode ajudar

Pesquisas educacionais já apontaram o grande impacto de objetivos de aprendizagem claros, compartilhados com os alunos logo no início de uma unidade de estudo. Estes objetivos claros, acompanhados de “critérios e exemplos de sucesso”, foram apontados como fundamentais para melhorar os resultados de aprendizagem, além de promover a autonomia dos alunos e a aprendizagem ativa.

O pulo do gato portanto é TRADUZIR as habilidades e competências da BNCC em objetivos de aprendizagem focados, escritos na linguagem dos seus alunos, permitindo assim aprofundar a aprendizagem e principalmente centrá-la no aluno(a).

Como escrever um OBJETIVO de APRENDIZAGEM para os seus alunos

Pode ser que uma habilidade da BNCC já esteja escrita de uma forma focada, em uma linguagem acessível aos seus alunos. Mas na maior parte dos casos você poderá escrever o seu próprio objetivo de aprendizagem utilizando as perguntas ao lado.

  • Escolha um foco dentro da habilidade que permita aprofundar o tópico em uma aprendizagem ATIVA dos alunos.
  • Escolha apenas 1 verbo de ação que irá determinar a “demanda cognitiva”, ou complexidade de raciocínio a ser demandada dos alunos de forma ATIVA.
  • Reescreva a habilidade em linguagem mais acessível aos seus alunos.
  • Pense no “para que” aprender aquela habilidade. Use as competências para oferecer uma razão de ser da aprendizagem para os seus alunos, caso não esteja explícita na habilidade.

Para saber mais …

Os slides acima são para AULAS ao VIVO, quando irei explicar como criar Objetivos de Aprendizagem e critérios de sucesso, para que a aprendizagem se torne efetivamente ATIVA. FIQUEM LIGADOS aos anúncios aqui no Linkedin e no site da silvanascarsoed.com , começando na próxima semana!

Se gostou do artigo compartilhe!

LinkedIn
Facebook
Twitter
Email

More to explorer

Deixe um comentário

Rolar para cima